O que é uma garantia contratual?
Quando sua empresa vai construir, fabricar, fornecer ou prestar serviços ela se obriga contratualmente a fazer entregas que, por motivo de força maior, podem não ser entregues no prazo ou totalidade estipulada. É para esse tipo de risco que existem as soluções da Garantia Contratual.
Nós auxiliamos a sua empresa a garantir a entrega ao proteger o interesse do seu cliente. Isso é um diferencial enorme no momento de fechar novos contratos. Além de também poder ter modalidades de uso em processos judiciais ou administrativos.
Que tipos de garantias existem?
Caução – depositar um percentual do valor da obra na conta do governo para garantir que irá cumprir o que foi demandado pelo governo contratualmente. Esse valor pode variar de 5% a 10% do valor inicial da obra e, dependendo do tamanho da demanda da licitação
Fianças bancárias – A fiança bancária é um contrato por meio do qual um banco irá exercer o papel de fiador do objeto do contrato, ou seja, ele assumirá a responsabilidade em caso do não cumprimento.
Seguros garantias – é um tipo de garantia emitida por uma seguradora e regulada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Por meio da apólice, é possível assegurar que as obrigações assumidas em contrato sejam cumpridas.
Para definir a modalidade mais adequada aos contratos que sua empresa deseja firmar é importante que você consulte um especialista em garantias contratuais. Mas se você quiser ter uma noção de como e onde essas garantias são usadas, acesse nossa planilha guia de Qual Garantia usar.
Quero saber a melhor modalidade para meu contrato
O que pode ser garantido?
O objeto do contrato é o foco da garantia.
Exemplo: se o contrato prevê a execução de uma obra, a garantia serve para assegurar que a obra será realizada no prazo,condições e qualidade acordada.
O que pode ser assegurado?
- Licitações – Obras, serviços e fornecimentos em todas as modalidades exigidas
- Processos Judiciais – Ações trabalhistas, cíveis, previdenciárias e fiscais.
- Execução de Contratos Privados – garantia de contratos firmados entre empresas privadas
Em qual momento a garantia deve ser oferecida?
Contratos públicos: deverá ficar atenta sobre o prazo estipulado no objeto da licitação e claro, o prazo para apresentação da garantia.
Contratos privados: Para contratos privados o prazo deve ser negociado entre as partes. E podem ser mais flexíveis inclusive quanto ao correto momento contratação. Você pode combinar, por exemplo, que a contratação do seguro só será obrigatória a partir de certo patamar de atraso.
Sabia que nós da Garantia Contratual fornecemos, gratuitamente, o serviço de consulta antes mesmo da sua empresa iniciar as negociação de um contrato?
Que empresas podem oferecer garantias contratuais?
Oferecer uma garantia contratual significa que um terceiro, uma seguradora ou um banco por exemplo, será seu garantidor, se comprometendo financeiramente com o cumprimento da obrigação da sua empresa, por isso a análise para as garantias é criteriosa.
As empresas passam por uma análise de crédito que é realizada através de cadastro, documentos financeiros e contábeis que possam atestar a saúde financeira e a capacidade da empresa em cumprir com as obrigações.
De acordo com esta análise é definido os limites que poderão ser garantidos por terceiros.
Se sua empresa está com dificuldades em aprovar o limite necessário para a garantia de um contrato você pode falar agora com um de nossos especialistas ou baixe o nosso ebook [Asset] 5 segredos que os Bancos e Seguradoras não querem que você saiba.
Preciso da ajuda de um especialista